segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Deus e o Diabo na Terra do Sol: a montagem

    Uma das cenas da peça, com a atriz Tamires Nascimento, que interpreta a sertaneja Maria

‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ levou três meses para ficar pronta, além do período de idealização e adaptação do texto. Segundo Jefferson Almeida, diretor da peça, a ideia de montá-la surgiu devido à busca da companhia por algo original.

“Queríamos um trabalho novo e que pudesse ter música. Aí eu li 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' e achei bem legal. Também gostei de outro texto e, ao propor a escolha de um dos dois para o elenco, eles escolheram 'Deus e o Diabo'. Sabemos que por se tratar de um Glauber Rocha podemos atrair simpatia, mas também dificuldades, por não ser um trabalho muito comercial. Mas nossa prioridade é fazer bem feito. O mercado vem em função disso. E também, se a gente ficar se prendendo somente a esse conceito, não vamos arriscar, experimentar”, explica Jefferson.

“Não temos nada contra o teatro comercial, mas esse não é nosso objetivo inicialmente. Queremos fazer um trabalho novo, diferente e emocionante para as pessoas. Essa é nossa meta principal”, complementa Tamires Nascimento, atriz e produtora do espetáculo.

Quanto à questão de estar remontando um clássico de nada menos que Glauber Rocha, Jefferson explica que no início não tiveram medo, apenas um pouco de insegurança no momento em que a adaptação ficou pronta. “Quando o texto teatral foi concluído bateu um certo frio na barriga. Mas não dava para recuar. Em 2008 montamos 'Calabar', de Chico Buarque e Rui Guerra, e deu super certo. Nos apresentamos na Unirio e depois fomos para Angra, Macaé, Volta Redonda e São Paulo. Temos a expectativa de alcançarmos com 'Deus e o Diabo' a mesma repercussão positiva”.

A Cia. Provisória aguarda apenas a liberação dos direitos autorais pelo Templo Glauber para conseguir dar prosseguimento às apresentações fora da universidade. Isso porque existe uma lei que permite apresentações de peças sem fins lucrativos, dentro do ambiente universitário. Mas a situação complica um pouco mais quando o grupo pretende levar o espetáculo para outros locais.

Fica aqui o incentivo para que a instituição e os detentores do direito sejam sensíveis e solicitação dos atores, que pouco modificaram o texto original, mantendo-se fiel ao seu argumento, e prestaram uma grande e verdadeira homenagem ao cineasta Glauber Rocha.

Deixo também o incentivo para que todos assistam ao espetáculo, em cartaz somente até amanhã (ou hoje, já que escrevo de madrugada). Trata-se de um grupo muito esforçado, como vários outros oriundos do ambiente universitário, que lutam todos os dias para produzir uma arte de qualidade e diferenciada, muitas vezes tendo que recorrer a rifas, doações, e até mesmo investimento próprio! Sem dúvida, jovens artistas que merecem respeito e admiração.

Serviço:
Deus e o Diabo na Terra do Sol

Cia. Provisória
Direção: Jefferson Almeida
Direção Musical: Renato Frazão
Elenco: Betho Guedes, Eduardo Bastos, Gugah Almeida, Henrique Juliano, Jefferson Almeida, João Novaes, Laura Lagub, Raí Valadão e Tamires Nascimento
Dia e hora: até amanhã (22/08), às 19h
Local: Unirio – Avenida Pasteur, 296 – Urca
Gratuito

Conheça um pouco mais do trabalho de Glauber Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário