domingo, 15 de junho de 2014

Para quem gosta de documentário

Muitas das imagens do filme foram feitas
pelos próprios presidiários
Tenho me interessado cada vez mais por documentário. Simplesmente acho fascinante partir de um fato real, dar um olhar singular para isso e construir uma linguagem extremamente informativa e artística.

Poderia fazer uma lista enorme de filmes desse tipo que já assisti e recomendo. Mas neste texto vou falar apenas sobre dois: O Prisioneiro da Grade de Ferro e Notícias de uma Guerra Particular.

O primeiro fala sobre a vida de presos na Casa de Detenção São Paulo - popularmente conhecida como Carandiru, mostrando um triste exemplo da crise no sistema penitenciário brasileiro. Já o segundo aborda a violência da cidade do RJ, por meio de três olhares: policiais, traficantes e moradores de favelas.








Como não deixar de refletir sobre a atualidade destes temas, mesmo se tratando de documentários produzidos a cerca de 10 anos? Como aceitar esta situação que nos choca e insiste em perdurar em nossa sociedade?

Em "Notícias..." podemos testemunhar, entre outros pontos,
o forte armamento de traficantes e policiais no RJ
Para mim, este é um dos papéis principais do
documentário, fazer pensar, refletir, chamar
a atenção para o meio em que vivemos,
no qual muitas vezes naturalizamos reações sobre coisas bárbaras. Acostumados aos conflitos e injustiças do dia a dia, perdemos até mesmo um pouco do nosso sentido de humanidade.

Enfim, tem muitos outros documentários sensacionais por aí, e com certeza bem mais leves que estes. Posso falar sobre eles em outros momentos, aproveitando mais esta tentativa de reacender meu blog.

Seguem algumas dicas de sites que podem ser visitados por quem curte este tipo de filmografia.

The Documentary Network

Porta Curtas

Nenhum comentário:

Postar um comentário