sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Não sobre rouxinóis", texto de Tenesse Williams inédito no Brasil, chega ao RJ


A peça parte de uma história real para narrar a realidade vivida em presídios


Tenesse Williams ganhou inúmeros prêmios por suas obras

Tenesse Williams é um dos representantes mais importantes da dramaturgia mundial. Autor de peças clássicas como “Um Bonde Chamado Desejo” e “À margem da vida”, o americano completaria 100 anos se estivesse vivo em 2011. E nada melhor para celebrar este momento do que montar uma de suas peças inéditas no Brasil. Essa foi a ideia de Eduardo Rieche, que traduziu o texto “Não sobre Rouxinóis”, e também atua no espetáculo, que conta com um elenco de 12 atores, entre eles o talentoso Thelmo Fernandes (conhecido por musicais de sucesso, como Tom e Vinícius, em que viveu Vinícius de Moraes).


Infelizmente a montagem não pôde estrear no ano passado, o que coincidiria com o centenário do dramaturgo. Mas com certeza é uma homenagem mais do que bem-vinda e merecida. Tive o prazer de assistir ao espetáculo e achei excelente, recomendo a todos. As interpretações são o destaque.

O elenco da peça é recheado de grandes talentos


“Não sobre Rouxinóis” é uma peça forte, inspirada em um fato real: nos Estados Unidos quatro presos, como punição a uma greve de fome, foram confinados em uma sala com gás e quase sem ventilação. Partindo desta história o espetáculo aborda o universo vivido em presídios.

De acordo com João Fonseca, um dos diretores da montagem, não foram necessárias grandes alterações para trazer o texto para a atualidade: “Seria ingênuo, as associações são claras. Mas interessa a reflexão sobre o papel das prisões. É uma instituição criada para recuperar as pessoas? Ou é para elas terem um castigo e, ao sair, se vingarem do mundo? Neste momento em que todos parecem a favor do Capitão Nascimento, uma peça com um ponto de vista favorável aos presos é incomum".

Fica então a dica do Cultura na Pauta! Assistam ao espetáculo e conheçam um pouco mais do universo desse grande escritor.

SERVIÇO:

Não Sobre Rouxinóis
Theatro Net Rio – Sala Paulo Pontes - Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana).
Horário: Segunda, quinta, sexta e sábado, às 19h. Domingo, às 18h. Até 2/07
Outras informações: www.theatronetrio.com.br



Peça “O Filho Eterno” também é destaque na programação cultural do RJ

Charles Fricks ganhou o prêmio Shell de melhor ator por seu belíssimo desempenho no espetáculo

E atenção: últimos dias para assistir gratuitamente ao premiado espetáculo “O Filho Eterno”, primeiro monólogo da Cia. Atores de Laura, que está sendo apresentado no Centro Cultural do Poder Judiciário, no Rio de Janeiro.

Com direção de Daniel Herz e atuação de Charles Fricks, a montagem é uma versão para os palcos do livro homônimo de Cristovão Tezza, com adaptação de Bruno Lara Resende. 

A obra narra as dificuldades de um pai em lidar com o filho que nasce com Síndrome de Down.



Serviço:
O Filho Eterno
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Antigo Palácio da Justiça – Sala Multiuso
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro – RJ
Data: 7 a 29/05 (segundas, terças e quartas)
Horário: 19h
Distribuição de senhas no local: a partir das 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário