quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quinteto Violado comemora 40 anos e recebe homenagem do Centro Cultural Correios


O CCC/RJ realiza uma mostra com o rico acervo dessa banda referência no cenário cultural brasileiro



Um grupo que inovou a Música Popular Brasileira, com um som regionalista e prá lá de criativo. Assim é o “Quinteto Violado”, que acaba de ganhar uma exposição no Centro Cultural Correios denominada “Um ImaginárioNordestino”em homenagem aos seus 40 anos de existência.

O Quinteto Violado surgiu em Pernambuco, em 1971, com um projeto musical original, que busca agregar elementos da cultura regional nordestina, por meio de pesquisas e da própria experiência de vida de cada um de seus integrantes. A banda mostra, ao longo de sua trajetória, que a música do Nordeste não se limita ao triângulo, a sanfona e o zabumba, podendo ser muito mais ampla e complexa do que se possa imaginar.

Sobre a mostra:

A exposição sobre o grupo contém fotografias e vídeos com entrevistas, testemunhos e momentos marcantes ao longo de sua história. Um dos artistas que falam sobre o Quinteto Violado é o músico Lenine, conhecido também por sua valorização do regionalismo.

Um dos ambientes de "Um imaginário Nordestino" é uma linha do tempo que convida os visitantes a uma viagem pelos 40 anos de produção artística do grupo, com textos e imagens dos álbuns lançados e dos espetáculos montados por eles. Na parede oposta, uma jukebox com os cerca de 50 títulos da discografia, entre álbuns, coletâneas e participações, da às pessoas a chance de criar suas próprias trilhas sonoras.

Entre as imagens recuperadas em arquivos, destaca-se um dos encontros do Quinteto com o mestre Luiz Gonzaga.


Mas fique atento, a exposição “Um Imaginário Nordestino” vai somente até o dia 5/02. Mais informações no site: www.correios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário