segunda-feira, 18 de julho de 2011

Engenheiros do Hawaii: o genial rock brasileiro

         Humberto Gessinger é o vocalista da banda e único que se manteve durante toda a sua existência


A banda Engenheiros do Hawaii surgiu em 1984, no Rio Grande do Sul. Em pouco tempo tornou-se famosa por suas músicas com letras profundas e melodias bem trabalhadas. Alguns destaques são O Papa é Pop, Piano Bar, Parabólica e Exército de um Homem Só.


Liderada pelo vocalista Humberto Gessinger (o único integrante que se manteve no grupo durante toda a sua existência), a banda encerrou suas atividades em 2008, após turnê com o disco "Acústico II: Novos Horizontes". De acordo com Gessinger, os planos da banda são retornar no ano que vem, quando serão comemorados os 25 anos do lançamento do álbum "A Revolta dos Dândis". Essa já é a terceira vez em que o retorno do Engenheiros é adiado e a expectativa é grande para que esse dia chegue.


Com 18 LPS de sucesso e mais de 40 fã-clubes espalhados por todas as regiões do Brasil, o grupo Engenheiros do Hawaii prova que é possível fazer um rock de qualidade, com letras lindas e reflexivas, acompanhadas de excelente instrumental, sem ceder para os apelos do fast food musical (música rápida e de pouco conteúdo). Um trabalho que com certeza merece ser ouvido e reconhecido.


Minhas preferências


E já que o assunto é o ótimo trabalho da banda, eu gostaria de destacar algumas músicas do Engenheiros que não saem da minha cabeça. Particularmente me agradam muito Surfando Karmas e DNA, do LP de mesmo nome, lançado em 2002; Para ser sincero, do LP "Filmes de Guerra, Canções de Amor", lançado em 1993; Refrão de um Bolero, de "A Revolta de Dandis", de 1987; e Piano Bar, do LP "Várias Variáveis", de 1991. Sem falar em Parabólica, do LP "Gessinger, Licks e Maltz", de 1992, que Gessinger compôs em homenagem a sua filha Clara.


Para encerrar, segue um videoclipe maneiríssimo da banda, com a música Eu que não amo você. Ótima letra e bela produção.










Um comentário:

  1. os anos 80 relamente foram de total excelência para o cenário musical brasileiro, principalmente para o rock, o pop, o pop-rock, (me perco em tantos gêneros e sub gêneros) viva o Engenheiros, o IRa!, Capital, Kid Abelha, Paralamas, Titãs, Legião, Barão, Biquini, RPM...

    ResponderExcluir